Casando sozinha?

wedding-1594957_640

E eu pensando que não poderia ficar pior que os bolos de divórcio… Que, aliás, vou discutir no canal, mas vamos pras fofocas atuais hoje.

Faz pouco tempo que a italiana Laura Mesi casou… consigo mesma.

É.

Isso viralizou na internet, uns adorando, outros ridicularizando. Eu? Vou problematizar, claro.

A moça prometeu a si mesma que se não se casasse até os 40 anos, ela se casaria consigo mesma. Vi fotos da noiva emocionada pela celebração (que custou cerca de R$40 mil, por falar nisso), chorando e cortando o bolo gigantesco, curiosamente decorado com flores pretas. O casamento foi todo branco, com flores pretas. Hm…

Primeiramente, gostaria de mostrar como o casamento muitas vezes é visto mais como a cerimônia em si do que a união de duas pessoas que se amam. Quantas meninas sonham em se casar, sem nem ao menos ter um namorado? Para muitos, é tipo aquela festinha de 15 anos, só que para adultos – geralmente para a noiva, mais especificamente.

A gente pode ver isso claramente nesse bolo aqui, de um outro casamento:

bride+cake
(Este pobre rapaz mal sabe o que lhe espera…)

Além da “vulgarização” do casamento, existe ainda essa nova mania de gritar que é solteira, a ponto de se casar sozinha.

Olha, eu sou casada comigo, sempre fui. Ok, talvez nem sempre, mas hoje sou. Não preciso gastar uma fortuna numa festa para dizer que estou feliz comigo mesma. Faço isso todos os dias, estando confortável no meu corpo, ou tomando um café e lendo um livro. Bodas? Meu aniversário. Também não preciso ficar mostrando o quão sou feliz e o quão aproveito a vida nas mídias sociais, fica a dica para você leitor pensar sobre esse assunto.

Não sou contra quem quer viver a vida de solteiro(a), apesar de eu estar em outro momento e ajudar pessoas que estão em um outro momento também. Quer poliamori ou vida de solteiro? Simples, procure aguém que dê dicas sobre isso – não tem nada de errado em nenhuma das opções, desde que ninguém esteja sendo enganado. A questão é que casamento é a celebração da união de duas pessoas, e jogar o conceito principal pro ar é desvalorizar essa cerimônia. Tem gente que quer casar, tem gente que não quer. Estamos em 2017 e ninguém precisa casar. A senhora (não mais senhorita) Mesi não está em 1930 lutando contra as normas sociais. Isso não é um ato simbólico de liberdade, especialmente na Europa. Isso é um ato de narcisismo e de desilusão. Para quê tanta atenção e investimento financeiro nessa palhaçada? Se a senhora (Mesi-Mesi?) gostasse mesmo de si mesma, ela não gastaria todo esse dinheiro em uma festa para mostrar o quanto ela está feliz sozinha. Ela gastaria viajando solo ou tomando seu café e comendo um croissant nas ruas de Paris. Eu mencionei que ela terminou um relacionamento logo antes dos 40? Pois é.

“Ah, mas e o patriarcado…” – Patriarcado my butt (porque minha bunda ficaria feio). Ninguém mais precisa se casar, ninguém mais precisa morar junto. Ninguém mais (por aqui) precisa ter alianças. Parem de lutar por questões já resolvidas no Brasil e no mundo ocidental em geral, e vão lutar e se expressar contra questões reais. Tem gente que quer se casar pelo amor, para celebrar a união, e não há nada de errado nisso. Não há nada de errado em possuir uma aliança, assim como não há nada de errado em NÃO casar e em NÃO possuir aliança.

Mas, por outro lado, parabéns pela senhora Messi² por duas coisas: pelo ato que gerou publicidade suficiente para parar nas páginas do DailyMail (porque nem todo mundo consegue isso né? virou celebridade) e por gerar emprego para confeiteiros, DJs, decoradores e cerimonialistas. Quase tudo na vida tem um lado bom.

Não esqueça de se inscrever no canal!

Beijos, e até a próxima!

Advertisements
This entry was posted in notícias / fofoca and tagged . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s